Neste artigo concedido por nosso grande e cool friend F. Kaufmann!  você saberá tudo que precisa e quer saber do Chile. Ele é um expert em vinhos e este é seu ofício http://www.winelovers.com.br, e um insider no Chile, lá viveu alguns anos. Este post faz parte de uma série com o Roteiro das Vinículas e a rota dos vinhos, as estações de esqui e suas roubadas, os restaurantes e suas centollas (crab), onde ficar, onde comprar e onde curtir para fazer uma cooltrip! Entre outras cooltips!

COOL TIP – Saiba o que é bom e qual destino vale a sua visita!

Caiu na roubada da excursão da CVC? Ou da sugestão do seu sogro de ir a Valparaiso/Vina del Mar?

Aha! O Sogrão quer te levar a Vina del Mar e a Valparaiso, coisa que ele fez a 20 anos atrás quando foi ao Chile não é? Ok, aqui vão algumas dicas para amenisar este programão de índio.

Qualquer chileno te dirá que estas 2 cidades são o máximo. Para eles realmente é, pois eles não tem nada parecido com a nossa costa Atlântica, que tem lindas praias de água quente. Lá é frio e tem um constante vento horrível de gelar o esqueleto, chove, as praias são terríveis. Leve mais casacos pois ao passar pelo segundo túnel da rodovia (o tunel Zapata) a temperatura automaticamente cai uns 5 graus, mesmo no verão.

Felizmente a estrada que leva a essas cidades (a Ruta 68) corta o coração do vale de Casablanca e saindo nao mais do que 500 metros encontramos restaurantes (e vinícolas) bons para almoçar são eles:

A minha preferida é a Vina Mar, linda vista, ótima comida!
Km72 tel (32)275 4300;

The House of Morandé realmente não gosto dos vinhos deles, porem tem um menu degustação bem interessnate.
Km 61 tel: (32) 275 4701;

Vina Indomita
Km71 tel. (32) 275 4403

Restaurantes em Valparaiso:

Amaya, pequeno e com um ótimo terraço. Brochete de Camarão é bom.
Escala Rudolph, 112-3 Cerro Belavista Tel (32)249 3567 ou (06)835 9702

Calzones Rotos, hortaliças com queijo marinadoa Merquen acompanhdo com carne. Bom para se provar. Hector Calvo, 210
Cerro Belavista (09)838 8567

Les Pastis, quer francês? É aqui mesmo. Tournedos Rossine, carne  com fois gras salteado no molho Modeira e pedacionos de trufa negra!! Quer mais?
Subida Concepcion, 280 tel: (32) 249 3319

Atano, cortes de carne cozinhadas durante nove horas lentamente, claro. Ossobucos excelentes.
Almirante Montt,60 Cerro Alegre tel: (32) 318 0464

Oda al Pacifico, três ambientes muito confortáveis.uma vista maravilhosa. Peixes e mariscos bons.
Cóndor,35 tel: (32) 223 8836

Roteiro de Vinícolas no Chile

Qual vinícula ir, quando é a melhor época para visitar e onde ficar. E fugir dos destinos de turistas e seus micos.

Agora sim ficou interessante!

A melhor época para se ver vinho no Chile é em marco/abril/maio que é quando as parreiras estão mais bonitas e carregadas agora elas estarão peladas, sem fruta nem folha, porem ainda assim vale a pena:

A mais turística, e perto é a Concha y Toro. Dá pra ir de metro +-20 minutos, e depois pegar um taxi +-7 minutos até a vinícula.. Voêc verá a casa da família, ouvirá a história do Casilero del Diablo; o passeio é realmente muito bonito porém pouco exclusivo, infelizmente não verá as parras do grande Don Melchor, essas ficam a alguns quilômetros dalí.
tel 476-5000

É importante ligar antes e marcar/reservar hora da visita em todas as viniculas. Principalmente porque há algumas que foram muito danificadas por causa do terremoto e estão fechadas para visitação!

Se quer ver vinículas legais e lindas? Vá a região de Colchagua!Aconselho alugar um carro… 180 km para o sul de Santiago: Viu Manent, Montgrass, Montes, entre outras. Aí sim é bacana! Tem também a vinícula mais linda de todas: a Neyen de Apalta, que já está aberta ao público. Conheço o dono, o enólogo, etc…A vinícula recebe pessoas ou mesmo grupos com o maior prazer!!! Tem uns hotéis bacanas como o da Casa Silva tipo hacienda e o da Casa Lopostolle tipo Relais Chateaux moderno, que são mto bons. Esta última vinícula acabou de construir sua fábrica nova que está bem bonita e aberta ao público. Vale a pena!

Na Viu Manent se pode almoçar, e é muito bom.

Se for descer mais um pouco, encontrarão a maravilhosa Vina Alta Cima, no vale de Lontué, também será um prazer avisar que estará indo lá para meu amigo, enólogo e dono da vinícula Klaus Schroder.

Outro passeio muito legal é alugar um carro e ir até o Vale de Casablanca. +-70 Km de Santiago para o oeste. É possível organizar uma mais visita exclusiva a Vina Catrala. Lá você será SUPER bem tratado e falará diretamente com o Enólogo. Este passeio pode ser feito em um dia e há excelente restaurantes por lá. O que eu mais gosto é o da Vina Mar, peça um delicioso e barato Missiones de Rengo Cuvee ou Casa Blanca Valley

Não faça o passeio do “Tren del Vino”

O “Tren del Vino” é um outro programão indígena! Este de inúmeros cocares!! Nem pense em ir mesmo com crianças. É chato ate para eles. O ticket é caro, os vinhos que servem são de quinta categoria e as empanadas chilenas, muito ruins. O percurso leva 1 hora, mas são percorridos somente 20km! Sim! O trem vai a 0Km/h. A paisagem é horrivel e não se vê nenhuma vinícula. Não gaste o seu tempo.

Saiba onde ficar dentro de Vinícolas

Nada melhor do que dormir com as uvas, e acordar com elas! Abaixo estão todas as possibilidades de se hosperar assim.

Hoteis boutique e Pousadas em Vinícolas que recomendo:

Hotel Casa Real da Vina Santa Rita (16 quartos);

Casa Tarapacá (19 quartos);

Casa de Hospedes Vina Mar;

Hotel Casa Porta (Vina Porta)
Em Alto Vale do Cachapoal no recém-restaurado Casa Porta, uma casa de 1.875 estilo colonial transformada em hotel boutique sofisticado. Instalações para enológos, como uma adega subterrânea, bar barril de vinho e sala de degustação. Cinco quartos e suítes oferecem a de todo o parque de 100 anos de idade na frente da casa.
Reservas: casaporta@cw.cl ou (56) 72-1980932

Hotel Casa Silva;

La Playa Winery & Hotel;

Clos Apalta Winery &Lodge (Vina Casa Lapostolle);

Casona VIA Wines;

Casa de Huespedes Casa Donoso;

Hotel Tabonko de Vina Gillmore