Onde comer e sair em Santiago Cool

Neste artigo concedido por nosso grande e cool friend F. Kaufmann!  você saberá tudo que precisa e quer saber do Chile. Ele é um expert em vinhos e este é seu ofício http://www.winelovers.com.br, e um insider no Chile, lá viveu alguns anos. Este post faz parte de uma série com o Roteiro das Vinículas e a rota dos vinhos, as estações de esqui e suas roubadas, os restaurantes e suas centollas (crab), onde ficar, onde comprar e onde curtir para fazer uma cooltrip! Entre outras cooltips!

Restaurantes, drinks e baladas

Vamos falar a verdade: o Mercado Central é horrível! Comida ruim e super cara; atendimento displicente, em todos os restaurantes. E Não tem deliciosas centollas. Muito turístico.Você não perderá nada não indo lá. A fama de lugar bacana e comida boa se deu pois há uns anos, quando Santiago ainda não tinha restaurantes bons e típicos, saiu uma reportagem em uma revista influente de turismo como sendo um local imperdível. Hoje, Santiago tem restaurantes de muito bom nível, caros sim, porém muito bons. Também tem a Avenida Nueva Costanera que se tranforma ano a ano em uma espécie de Haddock Lobo ou Rua Amauri de São Paulo.

Aqui listo alguns restaurantes que valem a pena:

Restaurantes em bairros próximos aos melhores hotéis:

OX – O ambiente é bonito e as carnes são deliciosas.
Avenida Nueva Costanera, 3960 tel 799 0260.

Mercat – Com somente 12 pratos muito bem feitos, este restaurante não deixa nada a desejar.
Nueva Costanera, 4092 Tel 784 2840.

Tierra Noble – Muito bom para comer peixes e carnes na chapa. A carta de vinho inclui também boas champagnes como Bollinger e bons Bordeaux. E não é cara! Fica também na Avenida Nueva Costanera 3872 tel: 761 4861(http://www.tierranoble.cl)

Puerto Fuy – É o mais tradicional e um dos primeiros restaurantes a se instalarem na Avenida Nueva Costanera. Reduto da sociedade tradicional Chilena. Peixes, vale a pena as Corvinas e merluzas.
Avenida Nueva Costanera 3969 tel 2208-8908 http://www.puertofuy.cl/

La Mar – Um ceviche excelente! Peca a degustação de ceviche, simplesmente ótima! Mesmo restaurante que abriu na rua Tabapuã em São Paulo. Eles também tem restaurantes em Los Angeles e Lima no Peru. Eu sempre vou. Eles não me cobram rolha, mas eu sempre deixo uma boa caixinha para o sommelier…uma dica e ir na loja de vinhos Wain que fica logo do outro lado da rua comprar um bom rose e mandar brasa.
Av. Nueva Costanera 3922 Vitacura Reservas: 2067839.

Cooltips

Todo mundo me pergunta sobre o restaurante Astrid e Gaston (Calle Antonio Bellet, 201 tel:650 9125 ou 378 6767). É o mais caro restaurante de Santiago, a comida é muito boa, mas eu ainda prefiro o seu irmão mais novo acima (La Mar) culinária peruana por culinária peruana, prefiro o restaurante mais despojado, mais divertido, em uma melhor localização, e mais barato…

Os restaurantes Como Agua para Chocolate, no bairro de Bela Vista, Aqui esta Coco e El Otro Sitio são também redutos tradicionais de brasileiros e todo mundo indica e conhece. Os restaurantes não são ruins, mas também não tem nada de especial. Como escrevi, Santiago já tem lugares bem mais bacanas e novos. A escolha é sua!

Cuero Vaca: a segunda melhor carta de vinhos de Santiago (a primeira é a do restaurante 365 do Hotel Ritz Carlton). Ótimas carnes! Fica na Passaje El Manio,1659 Vitacura tel: 206-3911

Na própria calle Alonso de Cordova (ao lado da loja da Concha Y Toro) esta o Europeo, o ambiente é totalmente conrporativo e quase sem graça, porém o menu tem todos os ingredientes orgânicos. Aves, peixes,etc. Enfim, comida intenacional. Alonso de Cordova 2417 Vitacura. Tel 208 3603

O meu restaurante preferido em Santiago:

Baco! É o ponto de encontro da turma do vinho em Santiago. Sempre estão lá enologos, donos de vinículas etc etc. Não é um rest nada chique nem tem muito luxo, mas a comida é boa,  estilo bistrô francês. E a carta de vinhos…. uma das melhores do Chile, a terceira melhor para ser mais exato, com preços iguais aos de loja e com a vertical completa de Almaviva, Neyen, etc etc. Pode fumar charuto na área aquecida.

Se vc for lá reserve antes porque costuma estar lotado! O telefone deles é: (2) 231-4444.
Calle Nueva de Leon, 113 – Bairro Providencia (mesmo do Ritz Carlton)  +- 7 min de carro.
Quando estiver lá. Procure o Frederick Baux, é o dono, e fale que você é meu amigo e mande um abração!

Os restaurantes do complexo Borde Rio (www.borderio.cl) são bons, porém já manjados, redutos de turistas.
Av José Maria de Balaguer 6400, Vitacura

Restaurantes em outros bairros:

Akarana – Restaurante de uma Neo Zelandeza que vive há muito tempo em Santiago. Tem ótimas tapas e um terraço gostoso. Cadeiras tipo louge fazem a diferença.
Reyes Lavalle 3240 Las Condes Tel: 234 4688

Para quem não consegue ficar sem comer japonês, tente o Ichiban (não esqueça de pedir tudo “sin palta”, se vc não gostar de abacate no seu califórnia roll, sushis etc… Eles colocam abacate em tudo.
Padre Hurtado, 1521 Vitacura tel 453 1973 e 453 1791

El Toro – Restaurante tentando ser trandy, coisa difícil no Chile…Porém peça o Pastel de Raiba, delicioso! A carta de vinhos é ruim, e nem tente levar o seu de casa, pois não sabem o que significa cobrar a rolha…O estilo do restaurante é simples e é frequentado por artistas e santiaguinos cool.
Calle Loreto, 33 – Bairro de Providencia quase no Centro – telefone 02 737-5937.

El Meson de la Patagonia – Tem uma centolla deliciosa! O cabrito com baked potato é ótimo! A carta de vinhos não é muito boa, leve o seu vinho e te cobrarão CHP 4.000 (+-R$ 17,00) pela rolha. O único porém é que é bem fora de mão, a uns 20 minutos do centro pela Avenida Costanera Norte (nao é a Nueva Costanera,e sim uma espécie de marginal expressa, pedagiada que cruza toda a cidade, simplesmente fantástica!). O restaurante fica no bairro residencial de Lo Barnechea, a única maneira de se chagar la é de carro ou de taxi. (Calle Lo Barnechea, 503 tels 2216-8967 www.meson.cl

Eu acho que o melhor Pisco Sour, bebida típica do Peru mas que o Chile adotou, a base de pisco, suco de limão e clara de ovo) é o da Pizzaria Tiramissu. Fica na Calle Isidora Goyenechea 3141 tel 519 4900), vá domingo lá, a pizza não decepciona.

Baladinhas e Baladas

O lugar mais trendy e cool de Santiago, é sem dúvida alguma o Bar/Restaurante/Sushi: Etniko – Calle Constituicion 172 tem 2732-0119 http://www.etniko.cl/ no bairro de Bellavista. Tem música e sempre está cheio. Não há nenhuma indicação em lugar nenhum de que lá funciona um restaurante por isso, chegando lá abra a porta e entre direto.

Opera Catedral também é uma boa pedida para drinks e ver gente local.
Jose Miguel de la Barra, 407 Tel 664 3048

Para um Happy Hour ou ver o pôr do sol, ou ir a tarde definitivamente vá ao Zanzibar que fica também no Borde Rio (todo mundo conhece). Mesmo se não estiver calor, peça um rosé e fique vendo os planadores pousarem junto com o sol gostoso de Santiago no rosto.

Para dançar ou drinks a noite a partir de quinta feira, vá ao Lamu Longe, também no Borde Rio, procure o Felipe Ugarte, relações públicas da casa, e pode falar que é meu amigo e manda um abracação!

A boite La Feria – pode ser uma opcao com público misto, GLS.
Calle Constituicion 275 tel 2735-8433 www.clublaferia.cl

Para teenagers e até 23 anos existe a Salamurano (www.salamurano.com ). A boite acaba as 3:00 da manhã com a música New York New York do Frank Sinatra. Coisa de Chileno…

Outra dica tradicional é a boite Las Uracas. Esta sempre lotada e é possível ver chilenos de 26 a 36 se divertindo.
Avenida Vitacura, 9254.

O bairro de Bellavista concentra mais algumas boites e restaurantes, porém não vá esperando altas baladas no Chile.

Anúncios